APSA PROJETOS!

APSA PROJETOS!
Ciclo do Marketing Digital que você precisa aprender!

Caravana FINAF nos Cinemas, vamos nessa!

Caravana FINAF nos Cinemas, vamos nessa!
FINAF nos cinemas! Seja membro e ganhe mais vantagens!

Receba no seu E-mail: Doe e receba novidades!

Curso de Marketing Online + Consultoria

Curso de Marketing Online

Ministério do Turismo estima cerca de 46 milhões de pessoas no Carnaval 2023




CARNAVAL 2023
Ministério do Turismo estima cerca de 46 milhões de pessoas no Carnaval 2023

Festas terão maior movimentação de público nas cidades do São Paulo (SP), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ)


O Carnaval de 2023 promete ser o melhor e maior dos últimos anos. Isso porque, após dois anos suspenso, a festa volta com força total e deve movimentar cerca de 46 milhões de pessoas nos tradicionais destinos carnavalescos do país, segundo levantamento do Ministério do Turismo. Em localidades como Salvador (BA) e Ouro Preto (MG), a estimativa é de que a movimentação seja 30% maior do que o da última edição, realizada em 2020, confirmando a alta expectativa para as “festividades do Rei Momo”.

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, iniciará nesta semana uma extensa agenda de visitas aos principais destinos de carnaval, e destaca a importância da festa para o turismo nacional. “O retorno do carnaval neste ano terá um grande impacto na nossa economia, atraindo milhões de brasileiros e estrangeiros para as festividades no país. Isso só corrobora a força do turismo, como uma cadeia econômica capaz de criar empregos e gerar renda para a população, além de contribuir para a valorização da cultura nacional, bastante celebrada durante o período”, destacou.

Só em São Paulo (SP), a prefeitura estimou um público de 15 milhões de pessoas curtindo a folia nas ruas da cidade durante o período. Já no Rio de Janeiro (RJ), a Riotur espera atrair 5 milhões de foliões entre os bloquinhos de rua e o desfile no sambódromo. Cinco milhões também é a expectativa da cidade de Belo Horizonte (MG) para o Carnaval na cidade, que tem crescido nos últimos anos. Em Salvador (BA), a Secretaria de Turismo Municipal espera só de turistas cerca de 800 mil pessoas e, em Recife (PE), terra do Galo da Madrugada, a prefeitura estima 2 milhões de pessoas, entre turistas e moradores.

A maior movimentação de foliões pelas cidades impacta diretamente no setor hoteleiro. Em Fortaleza (CE), por exemplo, os hotéis estão otimistas com a ocupação de 80% dos quartos disponíveis. Em João Pessoa (PB), a prefeitura afirma que o índice pode chegar a 75% no período. Em Pernambuco, Olinda já está com quase 100% de ocupação e a capital, Recife, com números acima dos 90%. Quem também já registra alta demanda na rede hoteleira é Salvador, com 95%, e o Rio de Janeiro (RJ) que já se aproxima da sua lotação máxima no Carnaval.

MOVIMENTAÇÃO ECONÔMICA - O setor do Turismo deve movimentar mais de R$ 8,1 bilhões no país durante o Carnaval. É o que projeta a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em levantamento divulgado na última quarta-feira (25.01). Se concretizado, o montante deverá ser o segundo maior já arrecadado dos últimos 11 anos, perdendo apenas para 2020, quando o volume das atividades chegou a R$ 8,47 bilhões. A cifra é 26,9% maior que o contabilizado no ano passado.

A festividade também deve criar empregos temporários para os brasileiros. A estimativa é de que sejam ofertados cerca de 24,6 mil vagas no período da folia. A maior parte delas deve ser para o segmento de bares e restaurantes, com 4,4 mil oportunidades para cozinheiros e 3,45 mil para auxiliares de cozinha. Os profissionais da limpeza também serão requisitados, com a perspectiva de geração de 2,21 mil vagas.



Por Victor Maciel
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Categoria
Viagens e Turismo


Fonte: Ministério do Turismo


Comentários

Monetize seu blog ou site, saiba como aqui!

Monetize seu blog ou site, saiba como aqui!
Faça a rede trabalhar com você!

Folha de S.Paulo - Ilustrada - Principal

Postagens mais visitadas

Patrocinado