APSA PROJETOS!

APSA PROJETOS!
Ciclo do Marketing Digital que você precisa aprender!

Caravana FINAF nos Cinemas, vamos nessa!

Caravana FINAF nos Cinemas, vamos nessa!
FINAF nos cinemas! Seja membro e ganhe mais vantagens!

Receba no seu E-mail: Doe e receba novidades!

Curso de Marketing Online + Consultoria

Curso de Marketing Online

Secult e Fundação Cultural do Pará lançam editais viabilizados pela Lei Paulo Gustavo

Secult e Fundação Cultural do Pará lançam editais viabilizados pela Lei Paulo Gustavo

Inscrições devem ser feitas até o próximo dia 23 de outubro no portal do Mapa Cultural do Pará e editais valorizam produção cinematográfica no Pará


Por Manuela Oliveira (FCP)
22/09/2023 14h16

Com o objetivo de valorizar a produção cinematográfica no Estado, a Fundação Cultural do Pará (FCP) executará três editais de fomento ao audiovisual. As inscrições devem ser feitas exclusivamente através do portal do Mapa Cultural do Pará até o dia 23 de outubro de 2023. O lançamento dos certames foi realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) no Teatro Estação Gasômetro na manhã desta sexta-feira (22).

Os recursos somam mais de 62 milhões de reais em investimento, o maior já aplicado no setor cultural, que serão repassados pelo Governo Federal, através da Lei Complementar nº 195/2022 – Lei Paulo Gustavo. A Fundação Cultural do Pará ficará responsável pelos editais referentes aos incisos II e III do Artigo 6º da lei.

No lançamento, estavam presentes a Secretária de Cultura Úrsula Vidal e o presidente da FCP Thiago Miranda, que falou sobre a importância dos editais. “Gostaria de dizer que a gente fica muito feliz de estar participando desta grande entrega que o Governo Federal está fazendo para o nosso estado do Pará. Nós entregaremos três editais de fomento aos cinemas de rua, itinerantes e cineclubes, além de mostras audiovisuais e apoio
às salas de cinema”, disse Thiago.

A Secretária de Cultura também ressaltou a importância dessa parceria com a Fundação Cultural do Pará. “É importante que esses recursos cheguem rapidamente e com o máximo de transparência. Esse processo de seleção deve ser feito de maneira curada, com observação sempre partilhada de cada um dos parceiros. Então, sem a FUNTELPA, sem a Fundação Cultural do Pará, nós não conseguiríamos rodar”, finalizou Úrsula.

A Lei Paulo Gustavo foi criada em homenagem ao artista-símbolo do setor cultural. O objetivo é apoiar os projetos apresentados pelos agentes culturais do Estado. A FCP, como instituição que preserva e difunde a produção artística no Pará, ficou responsável pelos editais destinados à formação audiovisual e apoio às salas de cinema, além de cinemas de rua e itinerantes. Confira abaixo:

Edital de Formação Audiovisual e Mostras e Festivais - O concurso vai selecionar 11 projetos audiovisuais para receberem os recursos que somam 2.4 milhões de reais. Os repasses serão feitos em duas categorias de premiação: “Apoio à Formação Audiovisual”, destinado ao desenvolvimento de oficinas para profissionais, estudantes e interessados no setorl; e “Apoio a Mostras e Festivais”, para a exibição de produções audiovisuais, como filmes de ficção, documentários ou animações.

Esses fomentos vão aprimorar as habilidades técnicas, criativas e gerenciais dos profissionais, bem como estimular a formação de novos talentos. Além disso, estimula a produção audiovisual, a formação de público e proporciona visibilidade à categoria.

Edital de Apoio às Salas de Cinema - Este concurso vai selecionar 16 projetos audiovisuais para receberem recursos financeiros como forma de incentivo nas categorias de 500 e 250 mil reais. Os valores vão ser destinados às reformas, restauros, manutenção e funcionamento de salas de cinema, incluída a adequação aos protocolos sanitários relativos à pandemia da COVID-19, sejam elas públicas ou privadas.

Edital de Cinemas de Rua ou Itinerantes e Cineclubes - O objetivo do concurso é a seleção de até 41 projetos culturais de audiovisual para receberem recursos financeiros como forma de incentivo. As categorias contempladas são: “Cinema de Rua ou Cinema Itinerante”, que envolve serviço de espaços abertos, em locais públicos e em equipamentos móveis, de modo gratuito; e “Cineclubes”, que envolve grupo de pessoas ou associação sem fins lucrativos que estimula os seus membros a verem, discutirem e refletirem sobre o cinema.

Os editais podem ser vistos na íntegra na aba de editais do site da Fundação Cultural do Pará (www.fcp.pa.gov.br). Vale ressaltar que as inscrições só podem ser feitas através do portal do Mapa Cultural do Pará (www.mapacultural.pa.gov.br).

Texto de Álvaro Frota / Ascom FCP

Fonte: Agência Pará

Comentários

Monetize seu blog ou site, saiba como aqui!

Monetize seu blog ou site, saiba como aqui!
Faça a rede trabalhar com você!

Folha de S.Paulo - Ilustrada - Principal

Postagens mais visitadas

Patrocinado